Sábado, 23 de Setembro de 2017 Página Inicial    |    Fale Conosco

home / informacoes / 1-nossa-historia.html
Sexta, 05 de Maio de 2017


Nossa História

Breve descrição

O nome Tenório traz inúmeras interpretações à sua origem as quais ora se encaixa como que se completando, ora são contraditórias.Contudo, nas várias Versões contadas, algo permanece constante.Trata-se da figura de um chefe índio que teria passado por estas terras (Hoje Município De Tenório), em tempo muito distante vindo do Rio Grande do Norte com sua gente.E é justamente a partir deste ponto que a história sobre a origem do nome Tenório começa a tomar mais de uma explicação. Pois, uma das versões relata que esta índio se instalou nestas terras com seu povo e que, por ser “rezador”, muitas pessoas vinham dos arredores para se consultar com ele.Com isso, com a força da tradição popular, o lugar foi tomando o nome de procurado”rezador” índio Tenório.

E em outra versão, porém, contam que este chefe índio teria estado nestas terras só de passagem, e que ele e sua gente pararam para descansar, de sua longa jornada, debaixo, de uma árvore. A partir daí, esta árvore e, conseqüentemente o local onde ela se encontrava, receberam o nome deste chefe.Outras versões giram em torno do fato deste índio que ao passar por esta região, teria morrido nas margens do riacho Tenório e que este fato seria o motivo pra marcar o local com o nome do Pajé.

Podemos iniciar com os aspectos naturais da situação de Tenório. A começar por sua localização na Mesorregião da Borborema, mais precisamente na microrregião do Seridó Oriental, de latitude 6 56 44”S, e na longitude de 36 38 11”w, incluída em uma das áreas não só da Paraíba, mas de todo Nordeste,das mais castigadas pelo clima semi-árido. Possuindo uma vegetação constituída por uma catinga, característica do que a do Cariri, do tipo bácea, pois a falta de água por tempo bem prolongado provoca um empobrecimento do solo.

Reina a decomposição mecânica(quebramento) da rocha, sendo a decomposição química pouco expressiva, daí este tipo de solo. Por outro lado, Tenório encontra-se numa região com uma expressiva diversidades em riqueza mineral, a qual já é explorada. E possui uma economia baseada na Agricultura de subsistência, na fruticultura, destacando de na produção do caju/castanha e na pecuária, podendo construir-se em uma forte geradora de emprego.

A cidade foi fundada em 1952, tendo como marco inicial a realização de uma missa na residência de Cícero Batista de Azevedo e uma fera livre. As primeiras atividades comerciais de Tenório foram a venda e a troca de animais que aconteciam no local chamado “PISO”, hoje, é a praça pública e próximo a quadra de esportes. Outros produtos eram comercializados , como:alimentos, produtos de limpeza, gás, etc;pelos comerciantes José de Fontes Rangel, Ladislau Cordeiro dos Santos e João Cândido dos Santos.

A sua independência política ocorreu em 29 de Abril de 1994. O Primeiro prefeito foi o Sr. Januário Cordeiro de Azevedo, que fora reeleito para o segundo mandato. E a terceira gestão Administrativa com o Sr. Denilton Guedes Alves,gestão 2005/2008, tendo o mesmo sido reeleito e administrou de 2009/2012. A quinta gestão Administrativa foi com o Sr. Evilázio de Araújo Souto, gestão 2013/2016, que fora reeleito gestão 2017/2020.