Banner Covid

Novas orientações para a vacinação - Tenório/PB

30/06/2021
Prefeitura Municipal de Tenório

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) Seguindo a RESOLUÇÃO CIB-PB Nº 67, DE 23 DE JUNHO DE 2021, lançou no último 24/06 novas orientações para a execução da campanha de vacinação contra a COVID-19.

Dito isto, é importante ficar atento a tais orientações:

- Ficou aprovado a estimativa da população geral acima de 18 anos como critério único para distribuição das doses (D1) do imunizante contra COVID 19 na Paraíba.
- Ficaram mantidas as destinações de doses às Forças Armadas, de Segurança e Salvamento e aos Trabalhadores da Saúde, cuja complementação de estimativa foi solicitada ao PNI, conforme aprovação das Resoluções CIB-PB nº 44/2021 e nº 45/2021, respectivamente;
- Os demais grupos descritos no PNO (Plano Nacional de Operacionalização) serão vacinados no bojo da população geral, priorizando o acesso das gestantes e puérperas à vacinação;
- A execução da vacinação deverá seguir a ordem decrescente de faixa etária.

Partindo destas orientações a Secretaria Municipal de Saúde de Tenório (SMS) informa à comunidade que não existem mais grupos prioritários para a vacinação como vinha acontecendo, assim a vacinação em nosso município seguirá de maneira escalonada e por faixa etária decrescente.

Foi orientado a Secretaria de Saúde do nosso município que reforçássemos a população que já fazem parte dos grupos etários em que a vacinação já está liberada, que procurem o setor de imunização e imunizem-se pelo critério de idade.

Avisamos aos Profissionais da Educação que, infelizmente, não terão mais prioridade na vacinação e terão que esperar o grupo etário. É importante salientar que quem tiver dúvidas em relação a estimativa populacional para a Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 – 2021, pode baixar o PNI através deste link https://bit.ly/3y5D0UM. O PNI já está na sua 7ª edição e lá vocês encontraram todas as informações para entender como vem acontecendo a distribuição de vacinas.

É necessário destacar que o Município tem obrigação de seguir o Programa Nacional de Imunização, que determina todas as diretrizes bem como os grupos prioritários que devem ser vacinados.
A proposta do nosso cronograma é baseada nos anúncios oficiais do Governo do Estado e este espera pelo Ministério da Saúde. A falta de vacina e a não regularidade na distribuição de doses impede que o cronograma avance de forma acelerada. Ressaltamos que o Ministério da Saúde é responsável pela aquisição e pelo fornecimento das vacinas preconizadas no Plano Nacional de Imunização. Portanto, a Unidades Básica de Saúde somente está autorizada a realizar vacinas que estão regulamentadas pelo PNI e PNO.

Sendo assim, não estamos medindo esforços tanto para garantir eficiência para a vacinação. Precisamos de serenidade e união para combater o Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Tenório rejeita qualquer acusação infundada de omissão do município na busca pela imunização, bem como a utilização política de um tema tão caro a população brasileira.

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Comentários serão analisados antes de serem publicados. Os campos obrigatórios estão marcados com *